CAMPEÕES - Conheça cada atleta do TIME
SALTOS
SALTOS EM DISTÂNCIA E TRIPLO
Atletas do Projeto TIME DE CAMPEÕES atualmente praticam duas provas. O Salto em Distância que é praticado por ambos os sexos e o Salto Triplo que no Brasil é apenas para gênero masculino.
Para que eventos esportivos ocorram os atletas paralímpicos competem em Classes diferentes. O que chamamos de Classe Paralímpica. O processo que define a classe Paralímpica do atleta é chamado de Classificação que pode ser funcional quando o atleta é uma pessoa com deficiência física, Classificação Oftalmológica quando atleta é uma pessoa com deficiência visual e a Classificação Intelectual quando o atleta é uma pessoa com deficiência intelectual. “Conceitualmente, a classificação utilizada hoje na prática do desporto adaptado constitui-se em um fator de nivelamento entre os aspectos da capacidade física e competitiva, colocando as deficiências semelhantes em um grupo determinado. Isso permite oportunizar a competição entre indivíduos com várias sequelas de deficiência, pois o sistema de classificação eficiente é o pré-requisito para uma competição mais equiparada.” (Fonte: http://www.cpb.org.br/classificacao/ obtido em 20.02.2015)
Quer saber mais sobre classificação funcional, oftalmológica e intelectual? Clique aqui
Conceito de Saltos para deporto Paralímpico não difere do desporto Olímpico.
As adaptações que existem proporcionam o atleta competir em igualdade dentro da sua Classe Paralímpica.
Os saltos são praticas por atletas andantes, não é oferecido para atletas usuários de cadeira de rodas.
Atletas amputados o uso da prótese é permitida e competição acontece com ótima performance.
Demais atletas deficientes físicos competem sob as mesmas regras do deporto Olímpico de acordo com prova oferecida para cada Classe Paralímpica.
Atletas com deficiência intelectual competem sem qualquer adaptação. Seguem mesma regra do desporto Olímpico
Para atletas com deficiência visual uma das adaptações é para atletas cegos, os quais tem direito ao Guia-Chamador que deve acompanhar o atleta até local de competição, durante a prova o chamador pode orientar o atleta no posicionamento para corrida, orientar durante a corrida, no momento do salto e para sair do setor de queda. Outra adaptação na prova é a tabua e impulsão que tem 1m de comprimento para as classe T11 e para classe T12 (ver sobre classe paralímpica). Uma obrigação para atletas da classe T11 (cegos) é que os mesmos tem de competir vendados.