PERFIL: Clayton Pacheco
NATURAL DE: Araguari-MG
DATA NASCIMENTO: 13/06/1969
CLASSE ESPORTIVA: F11 (atleta com deficiência visual). Sabia mais
PROVA: SALTO EM DISTÂNCIA. Sabia mais
CLUBE ATUAL: APUV – Associação Paraolímpica Uberlandense de Deficientes Visuais
Atleta paralímpico dede 1998 Clayton se especializou na prova do Salto em Distância. Depois de 15 anos de carreira Clayton passou a se dedicar também ao Lançamento do Disco que em breve pode se tornar a prova principal do atleta. A causa da deficiência visual de Clayton tem como diagnóstico a Retinose Pigmentar.
“Aos 23 anos, depois de um sobrinho meu ter diagnóstico de doença hereditária o médico dele perguntou se mais alguém da família apresentava dificuldade de enxergar, fiz visita ao médico e descobri que tudo estava sendo causado por Retinose Pigmentar. Daí veio a notícia mais difícil, o médico me disse:
__ Retinose é uma doença degenerativa e progressiva e poderá levar a cegueira total. Em cada paciente se manifesta com mais ou menos agressividade.
Até hoje minha visão só diminui todos os anos. Foi um susto, mas o esporte me ajudou muito nestes últimos 17 anos. Hoje tenho apenas percepção luminosa, pois a progressão chegou em seu grau máximo. Conheci o esporte através da ADEVIUDI uma associação em Uberlândia. Procurei associação para ter orientação, eu trabalhava usava muitos passes de ônibus por dia e fiquei sabendo que poderia ter gratuidade no transporte, procurei associação por isto, mas lá me apresentaram também o esporte e então não parei mais. Para mim foi a salvação. O esporte fez eu aceitar minha deficiência. Proporcionou eu conhecer muitas coisas que fora do esporte jamais teria conhecido. Conheci muitos países, mas o principal é conhecer a mim mesmo, o esporte me ensinou a respeitar meus limites e meus adversários, apesar de nunca ver meus colegas de prova como adversários. Sempre batalhei pra fazer o meu melhor. Gosto de ajudar a mostrar para outras pessoas que esporte é ótimo caminho e graças a Deus pude presenciar muitas pessoas também a mudar de vida através do esporte com disciplina e respeito. Minha família me apoia e me vê como campeão, como quem superou limite é uma base. Sempre tive autonomia no que faço, no meu caso eu estava ficando cego mas nem percebia, pois visão acabou, mas outros sentidos se desenvolveram e fui notar que estava cego porque me falaram. Parece algo mágico, não tenho tristeza e acredito que isto é um dom. Poder de superar desafios, bater recordes marcaram minha carreira até hoje, mas o maior de todos é a superação.
Pude dar algumas palestras e outras oportunidades de falar para pessoas sem deficiência e sempre fiquei com sentimento de que tinham grandes deficiências. E me marcou muito em uma palestra ouvir de uma pessoa dizer que eu curei ela. Time de Campeões tem tudo pra ser um ótimo projeto, se as pessoas terem acesso a nossa história, aos atletas paralímpico acredito que Ser atleta paralímpico mudou minha vida pra melhor e pode mudar a vida de mais pessoas.
Clayton tem uma bela história de sucesso! TIME DE CAMPEÕES se orgulha de poder contar esta história e aqui homenagear este atleta que marcou o desporto da cidade de Uberlândia.
Você pode fazer parte da nossa TORCIDA OFICIAL.
Precisamos da sua torcida! Cadastre-se.
A força de nosso trabalho está em quem torce por nós.
CARREIRA DE CLAYTON
- 2018:
- No Open Internacional Medalha de Bronze no Lançamento do Disco e Salto em Distânca
- Vice Campeão Brasileiro no Salto em Distância
- 3º Melhor do Brasil no Ranking Brasileiro
- 2017:
- Medalha de Bronze na I e II Etapa Nacional
- Vice Campeão Brasileiro no Salto em Distância
- 2016:
- Campeão Regional no Salto em Distância e Lançamento do Disco
- Indice “A” para Jogos Paralímpicos Rio 2016
- Medalha de Bronze no Brasilian Open Championchip
- Classificado para Campeonato Brasileiro 2016
- 2015: Vice Campeão Brasileiro no Salto em Distância
- 2014: Campeão Regional e Vicê-Campeão Brasileiro;
- 2013 a 1998: 16 vezes Campeão Brasileiro consecutivo;
- Recordista Brasileiro desde ano 2000 no Salto em Distância;
- Campeão Pan-americano e Vice Mundial em 2005;
- Dono de 14 Medalhas Internacionais
- 03 de Prata no Pan do México em 1999
- 04 de Prata no Pan dos USA em 2001
- Bronze no Campeonato Mundial do Canada em 2003
- 03 Medalhas de Ouro e 02 de Bronze Pan americano Brasil em 2005
- Vice-Campeão Mundial Finlândia em 2005