TF Kallyas - шаблон joomla Форекс

WELLINGTON DOS SANTOS

WELLINGTON DOS SANTOS

Perfil: Wellington dos Santos

NATURAL DE: União dos Palmares - AL

DATA NASCIMENTO: 22/03/1992

CLASSE ESPORTIVA: F20 (atleta com deficiência intelectual). Sabia mais

PROVA: Arremesso do Peso. Sabia mais

 

Atleta paralímpico desde 2010 Wellington se especializou na prova de Arremesso do Peso. A deficiência intelectual é congênita e Wellington sempre frequentou escolas especiais

“ Eu estudava em uma escola municipal em Ituiutaba-MG, lá conversaram com minha família e me transferiram para APAE, disseram pra minha família que eu tinha dificuldades e na APAE eu seria melhor atendido. Não sei bem como é isto, mais entendo minhas limitações no dia a dia. Da APAE o que mais me recordo era dos meus colegas, das atividades que participávamos. Foi na APAE de Ituiutaba que conheci o atletismo, eu tinha 13 anos e um professor lá começou a treinar agente” Quando Wellington tinha 18 anos ele participou de um evento em Uberlândia e pela performance foi convidado pelo coordenador de atletismo do SESI para vir pra Uberlândia e integrar a equipe de Treinamento da Vila Olímpica, naquela ocasião Wellington competiu em um evento olímpico. Já em Uberlândia e treinando os professores perceberam as limitações de Wellington e encaminharam para avaliação no desporto paralímpico. Deficiência intelectual de Wellington torna o dia a dia mais complicado um pouco, mas não o impede de praticar o atletismo em alto nível.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.

A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo.

As causas são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez. A desnutrição severa e o envenenamento por metais pesados durante a infância também podem acarretar problemas graves para o desenvolvimento intelectual.

 

“Minha família não me incentivou, uma tia minha foi que me deu força e meu primeiro treinador me ajudou muito com tênis, roupa e até comida. Hoje estou em Uberlândia treino com Prof. Leandro Garcia sei que tenho uma oportunidade que muitas pessoas com deficiência não tem. Meu primeiro campeonato no paralímpico conquistei a medalha de Ouro no arremesso do peso, ainda na categoria escolar. Na categoria adulto o arremesso do peso foi minha primeira prova e depois veio conhecer Heptátlo em 2012, onde fui Campeão Brasileiro e estabeleci o Recorde Brasileiro. Hoje estou muito próximo do Recorde Mundial, quero evoluir mais.

Ter torcida, pessoas torcendo por mim é uma vitória especial, o que mais me marcou até hoje foi minha equipe toda torcendo por mim, foi em um evento em Brasília, eu já tinha perdido em outras ocasiões e naquele dia fui pra vencer e consegui.

Wellington é vitorioso e tem carreira com história de sucesso! TIME DE CAMPEÕES se orgulha de poder contar esta história e aqui homenagear este atleta que marcou o desporto da cidade de Uberlândia.

 

Você pode fazer parte da nossa TORCIDA OFICIAL.

Precisamos da sua torcida! Cadastre-se.

A força de nosso trabalho está em quem torce por nós.

 

CARREIRA DE WELLINGTON

 

  • 2018
    • Campeão no Open Internacional Rieti - Itália no Salto Triplo
    • Vice Campeão no Open Internacional Rieti - Itália no Arremesso do Peso
    • Campeão Brasileiro no Heptatlon
  • 2017
    • Campeão no Open Internacional Brasil no Salto Triplo
    • Campeão no Open Internacional Brasil no Arremesso do Peso
    • Vice-Campeão Brasileiro no Arremesso do Peso e Salto em Distância
  • 2016: Vice-Campeão Brasileiro no Salto Triplo
  • 2015: Vice-Campeão Brasileiro no Arremesso do Peso
  • 2014: Campeão Brasileiro no Heptátlo
  • 2013: Campeão Brasileiro no Heptátlo e Recorde Brasileiro
  • 2012: Vice-Campeão Brasileiro Arremesso do Peso e Campeão no Heptátlo
  • 2010 e 2011: Campeão Brasileiro Categoria Escolar

TOP